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Sidnei Miranda , Blog
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Valores Para Sustentabilidade

Motivação é importante para se manter um negócio.

Mas não é só isso, o profissional de hoje, principalmente aquele que tem perfil empreendedor precisa de capacidade de inovação. Precisa estar em contato com conteúdo novo, de ponta, atual. A inovação segue um padrão global e se mostra atualmente como um lobo faminto. E para saber como inovar é necessário ter informação relevante e exata.  

 

20121115-negative-feedback  Kodak-1  1024px-Blockbuster logo.svg  xerox 

 

Novas tecnologias derrubam impérios de negócios que se atrasam em ondas mercadológicas que morrem na praia dos negócios pelo mundo. Veja Kodak, Blockbuster e Xerox. A sustentabilidade é a palavra do momento, ainda que sempre tenha sido importante, e para isso acontecer é necessário estar conectado com o mundo em transformação, não com o mundo das fronteiras. E inovação não significa apenas a criação de novos negócios, mas adaptação a novos momentos de mercado, a novas demandas culturais. Veja Coca-Cola, McDonald’s, O Boticário.

 

images 1  coca-cola  Mcdonalds-90s-logo.svg  O-boticario-logo 

 

Notícia não é o que faz o mundo girar. O que faz as coisas acontecerem no mundo dos negócios é a inovação que é construído com o pensamento fora da caixa.

A constante quebra de paradigma promove isso.

A única coisa que deve permanecer intacta, sem mudança e em crescimento vertical dentro do profissional são os seus valores internos. Essa é a única coisa que não pode se alterar. Os valores que a pessoa tem que defender internamente precisam ser transcendentais, senão não adianta dizer que tem valores, porque não tem.

Acontece que pensar uma empresa apenas pela ótica das oportunidades materiais, na época em que a física quântica está nos mostrando uma realidade de conexão maior, tem se mostrado pouco para a visão de humanidade que se descortina.

Valores passageiros, hoje existem, amanhã já mudaram, então não servem como valores internos. Os valores do mundo são instáveis e só servem para os negócios. Servem para aproveitar oportunidades de negócios de forma rápida; e para isso acontecer precisa ter capacidade produtiva, de caixa, de logística e de pessoas; esses valores são os que ditam as regras da inovação de mercado. E ainda que possa terceirizar tudo isso, precisa ter a inteligência para fazer o plano rodar.

Já os valores transcendentes são os que podem perenizar uma empresa inovadora. Falo de valores como bondade, respeito, ética, humildade, responsabilidade, fidelidade. Mesmo empresas que são inovadoras, mas que não possuem valores perenes, não permanecem por muito tempo. É importante associar os dois.

As empresas inovadoras são as que suprem necessidades das pessoas em um determinado momento. É este momento onde os gadgets pessoais facilitam a vida das pessoas no dia a dia. Aplicativo para encontrar um taxi pelo sistema e-hailing (Uber), uma casa de família para alugar como hóspede em mais de 190 países (Airbnb), caminhos pelo GPS que te dá dicas de vias sem trânsito (Waze). Inovação, por vezes, é o que quebra padrões estabelecidos por mercados predadores e monopolizados, veja a Rakuten que dá oportunidade para os pequenos venderem pela internet. Inovação pode ser o que facilita o acesso, como é o caso do Estante Virtual que concentra todas as lojas de livros usados do país em um só lugar.

 

Uber-Logo-550x550  Airbnb-new-logo-2014  waze 

 

Inovação e sustentabilidade andam juntas quando as empresas se atualizam. Teria sido o caso se a Blockbuster tivesse evoluído para Netflix. Os mercados com suas demandas colocam-se acima da tradição. A tecnologia acaba ditando as novas regras do jogo e a sustentabilidade só é possível para quem consegue criar vínculos duradouros. Algo que ajuda nesse processo é o marketing aliado a um bom trabalho de branding. Bons exemplos disso são a Coca-cola e a Apple; marketing, branding, inovação e sustentabilidade. Do lado da gestão do negócio é bom pensar em ótimas contratações, clima interno e execução do planejamento afiada.

 

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No mais, cada empresa vai aprender com sua forma particular de fazer o negócio. É pela execução do grande plano que se vai aprendendo. No andar da carruagem é que se enxerga o caminho à frente.

E os valores internos aglutinam isso tudo e ajudam a moldar uma realidade que vai se estender a planos mais sutis da realidade. Essa é uma abordagem nova para os negócios, porém, que eu tenho certeza, será um tema cada vez mais considerado daqui para a frente no ambiente de negócios. A física quântica e suas descobertas não me deixa mentir sobre isso. Cada vez mais as pessoas vão se dando conta de que a leis da física, que são, na verdade as leis universais, são as que moldam nossa realidade e que os negócios deverão, necessariamente, ser vistos totalmente por esta ótica. Os valores de que eu me refiro são os mesmos que a física moderna descreve como regras absolutas em termos de causa e efeito para as ações humanas. Que tal aprender mais sobre isso a fim de aplicar em tudo o que fazemos, da vida pessoal aos negócios?

Quem estiver fora dessa visão, estará fora do mercado.

Olhe para dentro, as respostas partem daí. Sidnei Miranda

Liderança na incerteza

Eu trabalho com treinamento. Para mim é normal ver o desenvolvimento de habilidades. Meu trabalho se resume em ajudar as pessoas a desenvolver seu próprio potencial.

Porém, no meu caso específico, muito do potencial que precisa ser desenvolvido em alguns de  meus treinandos procede de uma característica, intrínseca do ser humano, que quando não está desenvolvida é o que demanda o treinamento.

 

Trata-se do que comumente chamamos de “autoconfiança”. Esta, provavelmente uma das mais importantes na lista de características do líder, certamente é um elemento importante para todos os profissionais e um líder que não a possua não lidera ninguém, nem a sí mesmo.

Agora, imagine treinar um líder que já possua a autoconfiança. O que mais lhe falta?

 

Eu penso que este é o ponto mais importante aqui. Depois de confiar em si mesmo, aquele que lidera precisa ter a certeza de estar conduzindo as pessoas sob sua responsabilidade para o alvo dos planos estabelecidos. Menos do que isto é enganação.

Esta é a diferença entre o sucesso e o fracasso. A confiança pode estremesser diante da incerteza, por isso tem que estar apoiada em firmes fundamentos internos.

 

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De todas as características que se busca aprender em treinamentos de liderança, uma das mais importantes certamente é saber navegar no mar da incerteza.

Existe busca maior e mais importante do que esta? Não existe. Principalmente quando se atravessa períodos descritos como crise.

 

Os manuais de liderança existentes possuem receita para resolver problemas de alta do dollar quando sua empresa depende da moeda baixa para obter maiores lucros? Podem resolver crises de caixa baixo quando os clientes desaparecem? Podem ajudar quando mudam regulamentações do setor de atuação da empresa que atingem negativamente seus resultados?

 

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Alguém poderia argumentar afirmando que estes são desafios para a direção estratégica. Mas, então a direção estratégica não é considerada a mais alta liderança na empresa? E por acaso, não são estes exatamente o tipo de desafios que geram as maiores incertezas nas empresas? ou seja, a geração de caixa diante do limitações estruturais e conjuturais internas ou externas? Este é o verdadeiro desafio da liderança. Entenda-se aqui a liderança exercida com informação estratégica no exercício ativo com seu time.

 

Mais do que saber delegar, é explorar competências e potencial de descoberta em seus liderados, além de si mesmo e do mercado. Mais do que saber planejar, é conseguir enxergar pequenos fachos de luz nas frestas, descobrir oportunidades onde ninguém vê e transformar isso tudo em ação, junto e através da equipe. Mais do que administrar conflitos, é manter-se firme na tempestade, servindo como referência de curso a seguir e farol em meio à escuridão.

É no ponto de estrangulamento que se conhece os maiores gênios da liderança. Estes, cuja dureza da fibra não rompe ao impacto do imprevisível. Que mostram visão quando os demais estão cegos. Que conseguem decidir diante da paralisia geral. Que agem rápido ante o impasse, muitas vezes apenas apoiados em lapejos de intuição, fé e coragem para o próximo passo.

 

partesQuais os requisitos para este status de liderança?

Por acaso eles estão nos manuais? Creio que não. Tampouco nas escolas de gestão.

Estes são os recurso trazidos pela resiliência, que forja o líder pelas experiências, pesquisas e estudos, dando-lhe visão aguçada e vontade inquebrantável. É diante do problema e dos limites que muito se experimenta e cresce e isso leva tempo.

Liderar na incerteza não é para qualquer líder. Além da bagagem há que se ter coragem, equilíbrio para além da média, uma personalidade temperada e humilde, como aquele que estende a mão aos que tem falta dos mesmos recursos internos, porque bons líderes constroem novos líderes pelo exemplo.

 

Estes são aspectos difíceis de aprender e mais ainda de ensinar. Alguns deles apenas se pode indicar o caminho para sua aquisição ou descrever teoricamente.

 

Quando isto acontece, o líder é ultrapassado pelo herói; nasce o mito que transcende o tempo; cria-se a referência a ser perseguido como ideal.

Henry Ford, Jack Welch, Kiichiro Toyoda (Toyota), Tomas Edson, Marie Curie, Barão de Mauá, Steve Jobs, Abílio Diniz, Sam Walton, Walt Disney, entre outros, que foram visionários, incansáveis na busca de soluções e inovação, que ousaram criar sob áridas condições, que brilharam com poucos recursos e mínimas estratégias.

 

henry ford jack welch Kiichiro Toyoda tomas edison lamp Marie-Curie Visconde Mauá 2  STEVE JOBS  Abilio Diniz  SamWalton-1936  WALT DISNEY 

 

Qual foi o mais importante recurso utilizado por estes gênios?

Sua pedra de lançamento foi sua mente. Só alguém com mente forte consegue seguir em frente diante das incertezas.

 

Objetivos que se renovam na busca de soluções e descoberta de inovação pela pesquisa, trabalho incansável e energia com ação consistente em um alvo que se define ao caminhar.

O desenvolvimento do líder da incerteza se dá pela ação constante na busca de um grande alvo. Com muita coragem, firmeza e determinação. Um caráter forte vai sendo construído pouco a pouco e de modo definitivo.

Esta é a receita. Modelos existem, mas os manuais não conseguem abarcar isso como método para ser ensinado em sala de aula.

 

O melhor que este líder pode fazer para criar outros líderes como ele é inspirando pela ação. E aquele que melhor aprende é o que se torna discípulo. Será uma oportunidade única estar ao lado de um líder desse naipe e para isso, antes é preciso saber reconhecê-lo, o que é quase impossível para quem está embaixo, pela falta de visão. Grandes líderes fazem grandes discípulos que se tornam grandes líderes. Sócrates / Platão; Edson /Tesla; Freud / Jung, para citar alguns casos mais conhecidos.

Na falta desse líder, uma das formas de treinar será pela contação de histórias, pela revisitação dos casos. Para inspirar os que vem adiante. Lembrar os caminhos trilhados por desbravadores solitários como uma meta para servir de referência. Porque, de fato, o que precisa ser treinado é a vontade, essa sutileza do ser que é forjada pelo tempo com muita inspiração. Manter novos líderes inspirados pelos que vieram e deixaram sua marca na história deve ser um programa constante de aprendizado para quem quer se desenvolver nesta matéria.

Martin Luther King mandela madre tereza gandhi

Para treinar líderes que vão alcançar esta estatura será preciso tratar do ser ao longo do tempo. O foco é o comportamento observado pelas ações que descrevem o indivíduo. Para gerar sustentabilidade será necessário aprender a se apoiar em valores perenes e não em modismos passageniros. É preciso aprender a estar a frente de seu tempo, ser uma pessoa do futuro, um disseminador de ideias, um educador, um mestre da conduta exemplar. Precisa ser bom.

Novos e diferentes líderes visionários virão. Os antigos não vão se repetir; terão deixado um legado para as próximas gerações que se propuserem a fazer a diferença em um mundo que demanda novos heróis, novos gênios, novas referências, ainda melhores.

Por fim, continuaremos a liderar na incerteza.

 

Sidnei Miranda, abril de 2015.

Como melhorar sua vida melhorando sua autoestima

Como melhorar sua vida melhorando sua autoestima.

A autoestima é um dos aspectos menos comentados na área profissional e de negócios e que pode fazer uma diferença da água para o vinho no desempenho dos profissionais em geral.

De acordo com Branden (2000), a autoestima pode ser definida como a confiança na eficácia da mente, na

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capacidade de pensar, aprender, fazer escolhas, tomar decisões apropriadas e lidar com mudanças.

Porém, não é tão fácil entender na prática como parece na definição. No dia a dia, as pessoas fazem alguma confusão do que vem a ser a característica que pode transformar uma pessoa apática ou temerosa em alguém focado no trabalho e firme nas decisões.

Cuidar de si mesmo pode ser algo bom, porém é também uma atitude confundida com autoestima. Muitas de nossas necessidades diárias podem fazer parte da lista de ações que precisamos tomar para os mínimos cuidados que devemos ter conosco, mas dos cuidados pessoais para a autoestima existe uma distância que separa as pessoas que se amam das que nem tanto e ambas podem cuidar bem de si mesmas.

 

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Outra confusão muito séria é a da pessoa que acredita que ter autoestima forte tem relação com o conhecimento do que a sociedade espera dela. Atender as expectativas sociais pode, na verdade ser um sinal de baixa autoestima, uma vez que, neste caso, a pessoa precisa de algo externo para sua auto afirmação diante dos outros. E o pior, precisa da aprovação de terceiros, caso contrário, não estará bem. Regras sociais precisam ser atendidas em função da cultura e da adequação social, mas não confundir com necessidade para uma autoestima saudável. Quem vive sob o domínio de rótulos sociais só fica bem onde esses rótulos são apreciados e valorizados.

A autoestima é um fator interno, portanto, nasce, e cresce de dentro. É um fator psicológico que se reflete no exterior e dessa forma é mais consistente do que quando fatores exteriores refletem positivamente no interior psicológico.

Você conheceu uma pessoa altamente vaidosa e acredita que ela tem um

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autoestima elevada. Enganou-se. A vaidade, assim como o orgulho são considerados desvios de personalidade e levam a pessoa com esse perfil a errar em suas conclusões. Como afirma Dr. Celso Charuri, filósofo Brasileiro:

“O cego não vê e nem verá.
O orgulhoso vê, mas a cena apaga, apaga o visto.
O vaidoso vê, mas se sobrepõe à cena.
O sábio, somente o sábio,
Vê, sente, guarda e segue.
Não seria o reconhecimento, o prêmio da sabedoria?”

Superioridade excessiva é arrogância e não autoestima, aliás pode ser falta dela.

Uma característica que também pode ser altamente confundida com autoestima é a dependência. Quando alguém precisa de aprovação dos outros, de muito afeto, de carinho e amor em demasia isso demonstra um claro sinal de baixa na autoestima.

São diversos os sinais que demonstram essa carência. Existem pessoas que se apoiam nas opiniões positivas dos outros para tomar decisões na vida.

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E nem sempre essas decisões são as que mudam a vida para melhor, mas são aquelas, fruto da manipulação proveniente de elogios de terceiros. Tanto a crítica quanto o elogio devem ser analisados observando primeiro quem os faz.

Pessoas que demonstram personalidade fixa, que normalmente não mudam seu comportamento ao longo do tempo e ainda se gabam de serem sempre os mesmos, demonstram não ter abertura para seu próprio desenvolvimento. O universo está em evolução, porque um ser humano deveria se manter o mesmo ao longo de toda uma vida? Nós precisamos mudar, essa é uma forma de adquirir maturidade e se adaptar às mudanças que o mundo nos impõe. No ambiente profissional, mudanças é o que não falta e inovação é uma palavra de ordem principalmente para quem tem concorrentes e trabalha em meio à tecnologia, o que está em todas as áreas de trabalho atualmente.

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Um bom primeiro passo para melhorar a nossa autoestima é começar a se aceitar como é. Esse é o ponto de partida para as mudanças que vão se apresentar necessárias. Uma vez que essa força deverá vir de dentro, temos que ter a consciência de que dependemos muito mais de nós do que da aprovação dos outros. Comece encontrando pontos que você gosta em você mesmo, ainda que sejam pequenas coisas. Foque nelas, coloque energia em suas qualidades verdadeiras e inicie um processo de cultivo e valorização de suas reais capacidades.

Não é sempre fácil identificar pessoas com baixa autoestima, mas alguns sinais são evidências que sinalizam a falta de reforço neste quesito. Uma pessoa que manifeste muito medo, dúvida, insegurança, vergonha, culpa, pode ser alguém com baixa autoestima. Os efeitos negativos são muitos, insatisfação geral é um deles. Estar com autoestima baixa pode causar muita frustração ao longo da vida, tornando o dia a dia dessas pessoas algo sem graça. Mágoas também são sinal de baixa autoestima e precisam ser depurados com perdão, caso contrário pode acidificar nossas relações. Manter a mente quieta e o coração tranquilo é uma busca permanente em uma sociedade que é normalmente vista pelos profissionais da psicologia, da mente e da filosofia como doentia.

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A sua autoestima será sadia quando você puder ser você mesmo na maioria dos ambientes que frequenta. Quando não se abalar com críticas de terceiros, quando não se envolver profundamente com os problemas sociais, quando sentir facilidade de fazer escolhas relevantes para sua vida e sentir que tem capacidade para apoiar-se em si mesmo a fim de construir seu futuro.

Buscar a consciência de seu próprio valor e lugar no mundo. Não há pessoas mais importantes do que outras, há funções diferentes desempenhadas por pessoas diferentes e que interagem para a construção e manutenção do mundo em que vivemos. Para fazer a diferença é preciso ser forte, afinal, viver é praticamente uma aventura porque não sabemos o dia de amanhã.

Como dizia Gilberto Gil em sua música: “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”. Esse também é um aspecto que indica autoestima boa. Aliada com uma racionalidade equilibrada, vão tornar uma pessoa pronta para viver bem.

Amar-se e aceitar-se, essas são as regras máximas da autoestima. Buscar o

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autoconhecimento faz parte do caminho que todo ser humano deve seguir rumo ao crescimento interior. Saber como você funciona, clarear seus valores, estabelecer seus limites para as relações interpessoais são recursos para a manutenção da sua autoestima.

Aprender a se posicionar frente as questões que envolvem sua pessoa é um requisito para o profissional, principalmente para o candidato a líder.

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Ter ponto de vista próprio pode ser bom quando as pessoas sabem qual é o seu pois faz com que você apareça e se destaque, portanto comece a se manifestar e exponha sua visão sobre o mundo. Informe-se, e tenha assunto para seus relacionamentos. Procure sua modéstia para se expressar sem ferir ninguém, assim você poderá falar sobre tudo demonstrando visão e firmeza.

Respeite os outros e demonstre o quanto você também reconhece seu próprio valor.

Lembrando que um processo de coaching também poderá ajudar no desenvolvimento de sua autoestima. Se quiser, conte comigo para isso também.

Sucesso sempre.

Sidnei Miranda

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