Notice: Undefined index: param1 in /home/mindstoc/public_html/www.sidneimiranda.com.br/index.php on line 2
Sidnei Miranda , Blog
Facebook  Twitter2 
YouTube Linkedin

Como ter sucesso como coaching nas sessões

Uma sessão de coaching pode ser comparada com um tipo de encontro íntimo.

O coach precisa se sintonizar profundamente com seu coachee a fim de detectar aspectos de fudamental importância para que ele seja útil:

 

  • O modo de pensar.

  • O modo de agir diante da situação/problema.

  • Que ações, práticas ou habilidades existem e que podem solucionar o problema ou construir o objetivo.

 

Normalmente o coachee dá pistas da solução. Durante a sessão, na medida em que seu cliente vai descrevendo suas atividades, e você vai explorando suas ações, ele acaba falando o que é que ele faz que dá resultado, sem perceber que aquilo é exatamente o que não está consciente.

 

É aí que você encontra as perguntas certas para fazer consciente o que ainda não está. Proporcionar foco nisto é o que vai ajudar seu cliente.

 

Daí pode sair uma tarefa para a próxima semana. Fazer com que seu cliente treine o foco nas ações que podem resolver certas questões e desenvolvam conscientemente novas habilidades.

 

Buscar ações conscientes e focadas no que pode resolver uma determinada situação/problema.

 

Esta é uma ação clássica do coaching. Buscar e encontrar saídas para seu cliente dentro de seu cliente. Saber fazer isso e associar com a habilidade de fazer perguntas são fundamentais no profissional.

 

Todo o processo deve ser feito com empatia, com rapport para o melhor resultado. O coach deve se manter na posição de quem observa e propõe possibilidades através das perguntas. Sugere possibilidades com observações extraídas do próprio cliente. Sem julgamentos e sem colocar sua própria visão – nunca é demais lembrar desse ponto.

 

Os melhores profissionais de coaching são os que conseguem abstrair sua visão de si mesmo e captar a dinâmica psíquica de seu cliente.

 

Evitar dar conselhos que partam de sua própria base pessoal de conhecimentos, mas saber que é importante reforçar pontos que demonstrem ações e afirmações positivas de seu cliente. Concordar com aquilo o que vai ao encontro das soluções, vibrar com os acertos durante o processo e comemorar juntos as vitórias alcançadas.

 

Dessa forma a dinâmica do processo será salutar e positivamente construtivo para ambas as partes.

 

Paixão pelo que se faz é importante. E gostar de gente também.

 

Sucesso nos seus processos.

Sidnei Miranda 

 

Comunicação nossa de cada dia - Rapport

Quero contar uma pequena história:

 

É uma historinha de quatro personagens conhecidos dos comunicadores. São eles:

 

Sr. Cinestésico, Sra Auditiva, Sr. Visual e o Sr. Inespecífico.

 

Vamos à história: Take 1

 

O final de semana estava próximo e os quatro amigos resolveram se juntar em um bate-papo alegre em tono de uma mesa servida por churrasco. O convite partiu do Sr. Cinestésico e foi feito assim, por e-mail:

 

- Queridos amigos, estou com saudades e sinto que já é hora de nos abraçarmos mais uma vez. Estou convidando a todos para um delicioso churrasco aqui no sítio. Neste final de semana a partir das nove espero vocês. Não precisam trazer nada, já providenciei tudo. Venham de coração aberto para nosso costumeiro e inspirador bate-papo de amigos. Um caloroso abraço e até sábado.

PS: Por favor, RSVP.

 

O primeiro a responder à solicitação de confirmação foi o Sr. Visual. Ele o fez também por e-mail assim:

 

            smile aplausos - Caraaaca meu amigo! Eu estava justamente imaginando nossa próxima reunião quando vi seu e-mail. Foi transmissão de pensamento. E eu estava mesmo visualizando um churrasco aí no sítio.  smiley-churrasco   Ótima ideia. Quero ver todo mundo reunido aí, vai ser um dia iluminado. Já posso me ver no selfie que eu vou tirar com a turma. Nos vemos no sábado às nove.

 

A segunda resposta partiu do Sr. Inespecífico e foi assim:

 

—Presado Cines, foi muito relevante receber novamente o seu convite para nos reunirmos neste final de semana. Penso que seria de grande valia se observassem o horário a fim de que ninguém fique de fora dos bons momentos que certamente passaremos juntos. Até sábado.

 

A terceira e última resposta veio da Sra. Auditiva e, apesar de ser no dia seguinte ao recebimento do e-mail, foi positiva. Conheça o conteúdo de sua resposta:

 

- Seu convite soou como música para meus ouvidos, Cinestésico. Receba meu sonoro “OBRIGADO”. Até sábado.

 

No Take 1 da conversa por e-mail dos quatro amigos podemos perceber peculiaridades do perfil de cada componente do diálogo. Conforme o nome dos personagens indica, cada um deles demonstra preferência por uma certa característica da linguagem para se comunicar.

Vejamos as palavras que foram usados nas falas de cada personagem e que caracteriza seu perfil de processamento de informações pela linguagem:

 

Cinestésico: sinto, saudades, abraçar, caloroso, delicioso, coração aberto, inspirador.

Visual: imaginar, ver, transmissão de pensamento, visualizar, ideia, iluminado.

Inespecífico: relevante, penso, observar.

Auditivo: soou como música, sonoro.

 

As pessoas, normalmente, possuem uma certa preferência por um dos canais de processamento de linguagem para sua comunicação interpessoal. Se observarmos bem quando uma pessoa se comunica conosco, podemos perceber essa tendência pelas palavras usadas na sua fala.

 

Você conhece gente que fala com essas características mostradas no diálogo?

 

Outra forma de perceber a inclinação pelo canal de processamento é pelo comportamento, pela reação das pessoas.

Vejamos como o diálogo dos quatro amigos acima demonstra isso:

 

Cinestésico: Demonstra emoção pela comunicação e na construção das frases. Coloca ênfase nas demonstrações do seu sentir. Fala um pouco mais devagar. Lembra-se olhando mais para baixo. Leva muito a mão sobre o abdomem.

Visual: Fala muito, fala mais alto, usa gestos, pode falar mais rápido, faz barulho com as mãos, movimenta-se agilmente. Parece tenso.

Inespecífico: moderado, ele não indica ter tendência para algum dos canais através de suas palavras. Parece mais técnico e controlado. Demonstra certo equilíbrio.

Auditivo: Demorado nas respostas, olhar fixo, pouca expressão fisionômica, focado, diálogo interno intenso, fala pouco, tom de voz mais baixo e de pouca variação, parece tímido.

 

É claro que existem outras formas de observar as pessoas pelos seus comportamentos. O propósito aqui é fazer uma identificação pelo perfil de comunicação das pessoas.

 

Como usar esse conhecimento?

 

Um dos primeiros resultados que se espera de um diálogo, ou seja, da comunicação, é que as pessoas envolvidas estejam sintonizadas. Este conhecimento pode proporcionar esta sintonia a fim de obter melhores resultados com a comunicação.

Sintonizar-se com seu interlocutor é o primeiro passo para a conquista do sucesso na comunicação. Sabendo qual a preferência da linguagem e comportamento de seu par, fica mais fácil você criar sintonia.

 

Independente do canal preferencial de seu interlocutor, você poderá, após perceber sua tendência, usar mais palavras que estejam dentro de seus processos de escolha interna de linguagem. Isso poderá criar maior identificação entre ambos e resultar em uma maior sintonia, aceitação e empatia.

 

Use as palavras do processamento preferido de seu interlocutor também na sua própria linguagem. Procure observar seus gestos e ver que tipo de comportamento ele manifesta com maior frequência. Ao identificar estas características mais comportamentais, procure adotar um comportamento que esteja mais próximo do dele. Isso vai criar sintonia quase imediata na comunicação.

 

Assim que perceber que existe maior conexão entre vocês, procure relaxar e comportar-se de forma natural, pois, agora, a sintonia já deve ter sido criada em um nível mais profundo, o das ideias, preferências, etc.

 

Agora a sua comunicação deverá produzir efeitos mais efetivos.

 

Pratique essa dica e obtenha melhores resultados em sua vida.

 

Sidnei Miranda

Comunicadores brasileiros de destaque

man-at-podium3

Oradores impactantes no Brasil de hoje:

De tempos em tempos surgem no cenário social, dos negócios, da política, da religião e de outros ambientes, figuras que fazem diferença.

Diferença positiva ou negativa, essas pessoas influenciam muito pelo que falam e fazem. Seu discurso é impactante e causa mudanças na mente de quem os ouvem e seguem.

Neste primeiro estudo eu compilei uma pequena lista dessas pessoas que estão fazendo uma verdadeira revolução no cenário em que atuam. Seu discurso é focado, irreverente, motivador, incômodo ou tão cheio de conhecimento que pode fazer a pessoa que ouve duvidar daquilo o que sabe a respeito do assunto em questão.

São pessoas com uma experiência incomum, com visão da realidade incomum, com discurso incomum. Por isso mesmo são necessárias, porque inoculam novos elementos na cultura vigente, porque contribuem na mudança, necessária, dentro do cenário em que atuam. Chego a acreditar que são usadas por Deus naquilo o que fazem, uma vez que estão sozinhas em sua caminhada.

Veja agora a lista dessas pessoas (certamente existem outras) e meus comentários a respeito de seu discurso e ação no meio.

Ricardo Jordão Magalhães - Vendas Marketing e empreendedorismo.

Bizrevolution

Jordão, como ele gosta de ser chamado, é escritor do livro “Quebra tudo - foi para isso que eu vim”. É um marketeiro com o discurso mais disruptivo que eu já ouvi. Irreverente e direto; fala palavrão e busca desmontar o status estabelecido pelas correntes tradicionais do marketing. Claro que isso é seu marketing, mas o que conta aqui é o fato de ele não ter papas na língua quando questiona e se colocar como alguém que quer ajudar a resolver pelo seu mercado de atuação. Ele usa um discurso politizado e com uma pitada de filosofia; leve, diga-se de passagem, mas que tem conteúdo para tirar seus ouvintes da zona de conforto, bem longe da mesmice de palestrantes de linha de montagem.

A principal diferença que ele faz neste cenário é a de conseguir levantar a questão da necessidade de empoderar o pequeno empreendedor falando de vendas, de atitude e comportamento. Ele criou o Epicentro, um evento onde acontecem diversas palestras de empreendedores que estão fazendo algo inovador no mercado, com uma feira interna para a demonstração de produtos e serviços em lançamento por esses empreendedores. Tudo com o fim de fomentar esse mercado. Em seu site, centenas de vídeos, artigos, pod cast e outros serviços grátis ou por um preço muito acessível fazem dele uma alternativa altamente desejável e que faz uma grande diferença. Seus seguidores tem a oportunidade de ver e ouvir suas ideias diariamente pelas redes sociais. Também tem curso de vendas online e a Faculdade Bizz Revolution.

O Ricardo Jordão faz palestras em todo o Brasil e você pode conhecer seu trabalho  muito fácil, basta digitar seu nome no Google e vai ter mais de 400 mil links.

Como ele se define:

“Estou mudando o mundo ao ajudar empresas de serviços profissionais a serem relevantes e fazerem a diferença.”

Ricardo Amorim - economia - consultoria

Ricamconsultoria

Ricardo Amorim é o economista mais influente do Brasil de acordo com a revista americana Forbes e uma das cem pessoas mais influentes do país. O mais influente brasileiro no Linked In. Único brasileiro na lista dos mais importantes palestrantes mundiais do Speaker’s Corner.  Colunista da Isto é, participa desde 2003 pela GloboNews do programa Manhatan Conections. Ele é convidado a dar palestras sobre sua visão da economia Brasileira e mundial em diversos eventos e atua como consultor para empresas no Brasil e em outros países.

Ricardo Amorim  demonstra uma atitude firme em suas opiniões. Bem embasado, normalmente traz uma visão perspicaz das possibilidades mostrando análise que cruza informações diversas e considerando variáveis e tendências que fazem dele alguém que está entre os poucos que falam do assunto de forma não tendenciosa e independente.

Sua autodefinição:

“Sou um curioso, sempre quero conhecer mais, fazer coisas novas. Recebi o convite para trabalhar na televisão e demorei para aceitar. Estudei economia por acaso.  Escolhi economia em uma conversa com meu pai que me falou que economia ia me abrir vários campos de possibilidades. Minha função é ajudar a quem precisa a tomar uma decisão”

 

Olavo de Carvalho - Filosofia - cultura - conhecimento

olavodecarvalho.org

Olavo de carvalho é uma das pessoas mais estudiosas que o Brasil criou. Profundo pesquisador de temas como: filosofia e política entre outros. Trabalhou como jornalista em destacados jornais durante muito tempo e, por sua visão contundente da realidade, acabou por perder o emprego em todos eles. Seu discurso sobre as verdades que ele afirma ter descoberto através da pesquisa minuciosa e paciente de conteúdos provenientes, inclusive de fontes primárias, incomodou muita gente grande. Após ser, repetidamente desacreditado ao longo dos últimos 20 anos no Brasil, acabou fixando residência nos Estados Unidos, que lhe ofereceu estadia permanente pelo reconhecimento de seu trabalho.

Olavo de Carvalho desenvolveu um diversificado estudo em filosofia. Criou um seminário online onde ministra aula permanentemente para milhares de alunos brasileiros. Possui um discurso ferino contra aqueles que se lhe opõe opinião sem embasamento e ao mesmo tempo, sempre demonstra a visão da realidade apoiada em profundos estudos que tem realizado ao longo de sua vida. Referência absoluta quando se trata de entender os rumos da política nacional e até do mundo atual, Olavo de Carvalho não tem medo de dizer a verdade e chamar seus inimigos para o debate. Poucos o encaram e quando o fazem, invariavelmente acabam por serem desmascarados ou no mínimo, fica patente o pouco conhecimento que possuem sobre os temas em que se colocam como defensores.

Escritor de livros de filosofia e compilações de artigos sobre política e afins, Olavo de carvalho se define como um Cristão Católico, tema do qual também desenvolve suas opiniões em vídeos de seu canal no You Tube.

Seu discurso é, invariavelmente uma aula. Expressa-se com a clareza de quem tocou no âmago das verdades que contemplou. Ácido com seus opositores e amável com seus alunos. Olavo de Carvalho tem criado uma legião de seguidores que reconheceram por fim, seu valor como um conhecedor fidedigno dos rumos da nação brasileira no que se refere à política, educação, cultura e filosofia. Ele consegue suprir essa lacuna para o povo brasileiro, tão carente disso tudo.

Sua autodefiniçãoNão vou arriscar tecer palavras que busquem definir sua visão das coisas ou de si mesmo, deixo para ele esse trabalho, uma vez que a tarefa fica mais adequada para aquele que se auto constrói por uma vida de laboriosa busca pela realidade. Veja no link:

Definição por Olavo de Carvalho

 

Flavio Augusto - Sucesso - Empreendedorismo

geracaodevalor.com/blog/

Flavio Augusto é considerado um dos maiores empreendedores brasileiros, principalmente pelo sucesso financeiro que obteve através dos negócios que realizou. Seu primeiro feito foi a escola de inglês Wise Up que fundou aos 23 anos e que, após virar uma holding foi adquirida pelo Grupo Abril em 2013 por R$ 877 milhões.

No mesmo ano adquiriu o clube norte americano de futebol Orlando City Socer Club, através do qual contratou o jogador brasileiro Kaká para jogar no time.

Nascido no Rio de Janeiro em 1972, Flavio Augusto é proveniente de família de classe média e atualmente é visto como um dos líderes mais admirados entre os jovens brasileiros.

Seu discurso é motivador, buscando de forma simples insuflar confiança na juventude para quem se dirige. Conferencista internacional na área de empreendedorismo, seu principal tema, ele fundou o Geração de Valor, um canal de comunicação pela internet onde ele divulga suas ideias e se dirige a todos os que se interessam em desenvolver um perfil empreendedor de sucesso inspirado em sua história e na de outros personagens de destaque desse mercado. Ele também oferece uma assinatura do canal, onde os interessados recebem entre outros conteúdos, estudos de caso de empreendedores que venceram no mundo dos negócios. A comunicação é colocada como um instrumento de liderança e necessária para a busca, alcance e manutenção do sucesso.

Sua autodefinição: 

Satisfeito sempre, conformado, jamais. Um negócio se constrói botando a mão na massa. Tudo começa com uma atitude.

A comunicação se destaca na vida de todos aqueles que venceram em sua área, seja ela qual for. É imprescindível uma comunicação bem articulada, fluída e objetiva para se conquistar resultados em grande escala. Apesar de não existir uma fórmula única para se obter grandes resultados, alguns fatores são fundamentais além da boa qualidade de comunicação.  Consistência na exposição é um dos fatores que põe o comunicador na memória de seus ouvintes e dissemina suas ideias. Um tema definido é outro elemento importante para aglutinar pessoas que estão indo na mesma direção; é difícil falar para todo mundo e agradar a todos. Resultado é que reforça seu discurso e arrasta multidões  pelo caminho que se propõe, afinal, é quase impossível convencer alguém daquilo o que não se realizou ou o que não se comprova.

Assim, considero que estes quatro fatores são necessários para o bom resultado pela comunicação:

1 - Articulação, fluidez e objetividade.

2 - Consistência

3 - Tema definido

4 - Resultado

Em breve, nova análise do discurso de outras personalidades brasileiras de destaque.

Sidnei Miranda

Central de Atendimento

Segunda à Sábado - Das 8h às 18h

Telefone: (55 11) 2836-2080 | (55 11) 94027-7221

Email: contato@sidneimiranda.com.br