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Sidnei Miranda , Como ter sucesso como coaching nas sessões
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Como ter sucesso como coaching nas sessões

Uma sessão de coaching pode ser comparada com um tipo de encontro íntimo.

O coach precisa se sintonizar profundamente com seu coachee a fim de detectar aspectos de fudamental importância para que ele seja útil:

 

  • O modo de pensar.

  • O modo de agir diante da situação/problema.

  • Que ações, práticas ou habilidades existem e que podem solucionar o problema ou construir o objetivo.

 

Normalmente o coachee dá pistas da solução. Durante a sessão, na medida em que seu cliente vai descrevendo suas atividades, e você vai explorando suas ações, ele acaba falando o que é que ele faz que dá resultado, sem perceber que aquilo é exatamente o que não está consciente.

 

É aí que você encontra as perguntas certas para fazer consciente o que ainda não está. Proporcionar foco nisto é o que vai ajudar seu cliente.

 

Daí pode sair uma tarefa para a próxima semana. Fazer com que seu cliente treine o foco nas ações que podem resolver certas questões e desenvolvam conscientemente novas habilidades.

 

Buscar ações conscientes e focadas no que pode resolver uma determinada situação/problema.

 

Esta é uma ação clássica do coaching. Buscar e encontrar saídas para seu cliente dentro de seu cliente. Saber fazer isso e associar com a habilidade de fazer perguntas são fundamentais no profissional.

 

Todo o processo deve ser feito com empatia, com rapport para o melhor resultado. O coach deve se manter na posição de quem observa e propõe possibilidades através das perguntas. Sugere possibilidades com observações extraídas do próprio cliente. Sem julgamentos e sem colocar sua própria visão – nunca é demais lembrar desse ponto.

 

Os melhores profissionais de coaching são os que conseguem abstrair sua visão de si mesmo e captar a dinâmica psíquica de seu cliente.

 

Evitar dar conselhos que partam de sua própria base pessoal de conhecimentos, mas saber que é importante reforçar pontos que demonstrem ações e afirmações positivas de seu cliente. Concordar com aquilo o que vai ao encontro das soluções, vibrar com os acertos durante o processo e comemorar juntos as vitórias alcançadas.

 

Dessa forma a dinâmica do processo será salutar e positivamente construtivo para ambas as partes.

 

Paixão pelo que se faz é importante. E gostar de gente também.

 

Sucesso nos seus processos.

Sidnei Miranda 

 

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