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Sidnei Miranda , Comunicação nossa de cada dia - Rapport
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Comunicação nossa de cada dia - Rapport

Quero contar uma pequena história:

 

É uma historinha de quatro personagens conhecidos dos comunicadores. São eles:

 

Sr. Cinestésico, Sra Auditiva, Sr. Visual e o Sr. Inespecífico.

 

Vamos à história: Take 1

 

O final de semana estava próximo e os quatro amigos resolveram se juntar em um bate-papo alegre em tono de uma mesa servida por churrasco. O convite partiu do Sr. Cinestésico e foi feito assim, por e-mail:

 

- Queridos amigos, estou com saudades e sinto que já é hora de nos abraçarmos mais uma vez. Estou convidando a todos para um delicioso churrasco aqui no sítio. Neste final de semana a partir das nove espero vocês. Não precisam trazer nada, já providenciei tudo. Venham de coração aberto para nosso costumeiro e inspirador bate-papo de amigos. Um caloroso abraço e até sábado.

PS: Por favor, RSVP.

 

O primeiro a responder à solicitação de confirmação foi o Sr. Visual. Ele o fez também por e-mail assim:

 

            smile aplausos - Caraaaca meu amigo! Eu estava justamente imaginando nossa próxima reunião quando vi seu e-mail. Foi transmissão de pensamento. E eu estava mesmo visualizando um churrasco aí no sítio.  smiley-churrasco   Ótima ideia. Quero ver todo mundo reunido aí, vai ser um dia iluminado. Já posso me ver no selfie que eu vou tirar com a turma. Nos vemos no sábado às nove.

 

A segunda resposta partiu do Sr. Inespecífico e foi assim:

 

—Presado Cines, foi muito relevante receber novamente o seu convite para nos reunirmos neste final de semana. Penso que seria de grande valia se observassem o horário a fim de que ninguém fique de fora dos bons momentos que certamente passaremos juntos. Até sábado.

 

A terceira e última resposta veio da Sra. Auditiva e, apesar de ser no dia seguinte ao recebimento do e-mail, foi positiva. Conheça o conteúdo de sua resposta:

 

- Seu convite soou como música para meus ouvidos, Cinestésico. Receba meu sonoro “OBRIGADO”. Até sábado.

 

No Take 1 da conversa por e-mail dos quatro amigos podemos perceber peculiaridades do perfil de cada componente do diálogo. Conforme o nome dos personagens indica, cada um deles demonstra preferência por uma certa característica da linguagem para se comunicar.

Vejamos as palavras que foram usados nas falas de cada personagem e que caracteriza seu perfil de processamento de informações pela linguagem:

 

Cinestésico: sinto, saudades, abraçar, caloroso, delicioso, coração aberto, inspirador.

Visual: imaginar, ver, transmissão de pensamento, visualizar, ideia, iluminado.

Inespecífico: relevante, penso, observar.

Auditivo: soou como música, sonoro.

 

As pessoas, normalmente, possuem uma certa preferência por um dos canais de processamento de linguagem para sua comunicação interpessoal. Se observarmos bem quando uma pessoa se comunica conosco, podemos perceber essa tendência pelas palavras usadas na sua fala.

 

Você conhece gente que fala com essas características mostradas no diálogo?

 

Outra forma de perceber a inclinação pelo canal de processamento é pelo comportamento, pela reação das pessoas.

Vejamos como o diálogo dos quatro amigos acima demonstra isso:

 

Cinestésico: Demonstra emoção pela comunicação e na construção das frases. Coloca ênfase nas demonstrações do seu sentir. Fala um pouco mais devagar. Lembra-se olhando mais para baixo. Leva muito a mão sobre o abdomem.

Visual: Fala muito, fala mais alto, usa gestos, pode falar mais rápido, faz barulho com as mãos, movimenta-se agilmente. Parece tenso.

Inespecífico: moderado, ele não indica ter tendência para algum dos canais através de suas palavras. Parece mais técnico e controlado. Demonstra certo equilíbrio.

Auditivo: Demorado nas respostas, olhar fixo, pouca expressão fisionômica, focado, diálogo interno intenso, fala pouco, tom de voz mais baixo e de pouca variação, parece tímido.

 

É claro que existem outras formas de observar as pessoas pelos seus comportamentos. O propósito aqui é fazer uma identificação pelo perfil de comunicação das pessoas.

 

Como usar esse conhecimento?

 

Um dos primeiros resultados que se espera de um diálogo, ou seja, da comunicação, é que as pessoas envolvidas estejam sintonizadas. Este conhecimento pode proporcionar esta sintonia a fim de obter melhores resultados com a comunicação.

Sintonizar-se com seu interlocutor é o primeiro passo para a conquista do sucesso na comunicação. Sabendo qual a preferência da linguagem e comportamento de seu par, fica mais fácil você criar sintonia.

 

Independente do canal preferencial de seu interlocutor, você poderá, após perceber sua tendência, usar mais palavras que estejam dentro de seus processos de escolha interna de linguagem. Isso poderá criar maior identificação entre ambos e resultar em uma maior sintonia, aceitação e empatia.

 

Use as palavras do processamento preferido de seu interlocutor também na sua própria linguagem. Procure observar seus gestos e ver que tipo de comportamento ele manifesta com maior frequência. Ao identificar estas características mais comportamentais, procure adotar um comportamento que esteja mais próximo do dele. Isso vai criar sintonia quase imediata na comunicação.

 

Assim que perceber que existe maior conexão entre vocês, procure relaxar e comportar-se de forma natural, pois, agora, a sintonia já deve ter sido criada em um nível mais profundo, o das ideias, preferências, etc.

 

Agora a sua comunicação deverá produzir efeitos mais efetivos.

 

Pratique essa dica e obtenha melhores resultados em sua vida.

 

Sidnei Miranda

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