Notice: Undefined index: param1 in /home/mindstoc/public_html/www.sidneimiranda.com.br/index.php on line 2
Sidnei Miranda , Valores Para Sustentabilidade
Facebook  Twitter2 
YouTube Linkedin

Valores Para Sustentabilidade

Motivação é importante para se manter um negócio.

Mas não é só isso, o profissional de hoje, principalmente aquele que tem perfil empreendedor precisa de capacidade de inovação. Precisa estar em contato com conteúdo novo, de ponta, atual. A inovação segue um padrão global e se mostra atualmente como um lobo faminto. E para saber como inovar é necessário ter informação relevante e exata.  

 

20121115-negative-feedback  Kodak-1  1024px-Blockbuster logo.svg  xerox 

 

Novas tecnologias derrubam impérios de negócios que se atrasam em ondas mercadológicas que morrem na praia dos negócios pelo mundo. Veja Kodak, Blockbuster e Xerox. A sustentabilidade é a palavra do momento, ainda que sempre tenha sido importante, e para isso acontecer é necessário estar conectado com o mundo em transformação, não com o mundo das fronteiras. E inovação não significa apenas a criação de novos negócios, mas adaptação a novos momentos de mercado, a novas demandas culturais. Veja Coca-Cola, McDonald’s, O Boticário.

 

images 1  coca-cola  Mcdonalds-90s-logo.svg  O-boticario-logo 

 

Notícia não é o que faz o mundo girar. O que faz as coisas acontecerem no mundo dos negócios é a inovação que é construído com o pensamento fora da caixa.

A constante quebra de paradigma promove isso.

A única coisa que deve permanecer intacta, sem mudança e em crescimento vertical dentro do profissional são os seus valores internos. Essa é a única coisa que não pode se alterar. Os valores que a pessoa tem que defender internamente precisam ser transcendentais, senão não adianta dizer que tem valores, porque não tem.

Acontece que pensar uma empresa apenas pela ótica das oportunidades materiais, na época em que a física quântica está nos mostrando uma realidade de conexão maior, tem se mostrado pouco para a visão de humanidade que se descortina.

Valores passageiros, hoje existem, amanhã já mudaram, então não servem como valores internos. Os valores do mundo são instáveis e só servem para os negócios. Servem para aproveitar oportunidades de negócios de forma rápida; e para isso acontecer precisa ter capacidade produtiva, de caixa, de logística e de pessoas; esses valores são os que ditam as regras da inovação de mercado. E ainda que possa terceirizar tudo isso, precisa ter a inteligência para fazer o plano rodar.

Já os valores transcendentes são os que podem perenizar uma empresa inovadora. Falo de valores como bondade, respeito, ética, humildade, responsabilidade, fidelidade. Mesmo empresas que são inovadoras, mas que não possuem valores perenes, não permanecem por muito tempo. É importante associar os dois.

As empresas inovadoras são as que suprem necessidades das pessoas em um determinado momento. É este momento onde os gadgets pessoais facilitam a vida das pessoas no dia a dia. Aplicativo para encontrar um taxi pelo sistema e-hailing (Uber), uma casa de família para alugar como hóspede em mais de 190 países (Airbnb), caminhos pelo GPS que te dá dicas de vias sem trânsito (Waze). Inovação, por vezes, é o que quebra padrões estabelecidos por mercados predadores e monopolizados, veja a Rakuten que dá oportunidade para os pequenos venderem pela internet. Inovação pode ser o que facilita o acesso, como é o caso do Estante Virtual que concentra todas as lojas de livros usados do país em um só lugar.

 

Uber-Logo-550x550  Airbnb-new-logo-2014  waze 

 

Inovação e sustentabilidade andam juntas quando as empresas se atualizam. Teria sido o caso se a Blockbuster tivesse evoluído para Netflix. Os mercados com suas demandas colocam-se acima da tradição. A tecnologia acaba ditando as novas regras do jogo e a sustentabilidade só é possível para quem consegue criar vínculos duradouros. Algo que ajuda nesse processo é o marketing aliado a um bom trabalho de branding. Bons exemplos disso são a Coca-cola e a Apple; marketing, branding, inovação e sustentabilidade. Do lado da gestão do negócio é bom pensar em ótimas contratações, clima interno e execução do planejamento afiada.

 

netflix-logo  logo-apple 

 

No mais, cada empresa vai aprender com sua forma particular de fazer o negócio. É pela execução do grande plano que se vai aprendendo. No andar da carruagem é que se enxerga o caminho à frente.

E os valores internos aglutinam isso tudo e ajudam a moldar uma realidade que vai se estender a planos mais sutis da realidade. Essa é uma abordagem nova para os negócios, porém, que eu tenho certeza, será um tema cada vez mais considerado daqui para a frente no ambiente de negócios. A física quântica e suas descobertas não me deixa mentir sobre isso. Cada vez mais as pessoas vão se dando conta de que a leis da física, que são, na verdade as leis universais, são as que moldam nossa realidade e que os negócios deverão, necessariamente, ser vistos totalmente por esta ótica. Os valores de que eu me refiro são os mesmos que a física moderna descreve como regras absolutas em termos de causa e efeito para as ações humanas. Que tal aprender mais sobre isso a fim de aplicar em tudo o que fazemos, da vida pessoal aos negócios?

Quem estiver fora dessa visão, estará fora do mercado.

Olhe para dentro, as respostas partem daí. Sidnei Miranda

Central de Atendimento

Segunda à Sábado - Das 8h às 18h

Telefone: (55 11) 2836-2080 | (55 11) 94027-7221

Email: contato@sidneimiranda.com.br