Notice: Undefined index: param1 in /home/mindstoc/public_html/www.sidneimiranda.com.br/index.php on line 2
Sidnei Miranda , Poderes da Liderança com Coaching
Facebook  Twitter2 
YouTube Linkedin

Poderes da Liderança com Coaching

Os 8 poderes do líder do século

 

O Coaching pode melhorar seu perfil de liderança. 

De acordo com pesquisas realizadas com as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, chegou-se a características que são consideradas as de maior relevância para se considerar um líder eficaz para o nosso século.

Entre essas características está a do Líder Coach:

Líder coach: Esse é o líder que treina e prepara outros profissionais para se tornarem líderes também. O Líder Coach é aquele que inspira seu colega na direção da conquista das metas, do desenvolvimento pessoal para o melhor desempenho, para a conquista da visão de futuro, do estabelecimento de critérios para seu autodesenvolvimento baseado em princípios norteadores e valores profundos.

Independente do conjunto de habilidades de um líder, o mundo está precisando muito deles. É relevante o fato de que um líder se desenvolve continuamente e por isso, ainda que não reúna todo esse arsenal de capacidades em seu perfil, os anos podem, certamente, lhe trazer tudo o que há de mais cobiçado acerca desses quesitos tão almejados pelos melhores.

Abaixo a lista das características mais relevantes em relação ao perfil pessoal e profissional desse profissional tão importante para o bom desempenho nas organizações. Aproveitei para sugerir autoquestionamentos acerca de como observar melhor cada uma das características citadas. Analise a si mesmo e busque seu aperfeiçoamento. Para um desenvolvimento consistente, procure um profissional Coach certificado.

 

Conheça 8 características do líder do século.

istock 000005237145xsmall 

Autoconfiança: Você conhece algum bom líder que não demonstre autoconfiança? Aparentemente não existe, não é mesmo? Mas, infelizmente tem sim, e é exatamente esse que precisa se desenvolver nesse quesito. A inspiração que o líder demonstra no outro vem muito desse perfil. Autoconfiança é quando a pessoa sente o que diz como um dever e transmite isso pela voz, pelo semblante, pelo comportamento e relacionamento com o outro.

Pergunte-se: Como um leão se comportaria diante dessa situação? (O leão é o animal que mais inspira autoconfiança no reino dele) Faça uma breve lista de todas as características que um leão inspira em você, depois veja se você mesmo as tem manifestado em sua atuação como líder.

Assertividade: Fazer sempre o certo e saber o que é certo para fazer nem sempre está disponível no menu de cada dia de trabalho, mesmo para um bom líder. Essa capacidade não está disponível como uma técnica apenas, mas a partir da capacidade interna de saber que existe sempre uma maneira melhor de se fazer cada coisa.

A prudência no falar, no fazer, no relacionamento, na análise, enfim, em tudo o que se faz, deverá desenvolver um olhar do tipo clínico, através da qual a assertividade se mostra. Pergunte-se: O que deve ser feito, e de que forma, para que isso seja resolvido da melhor maneira que eu posso, com criatividade? E depois de encontrar a resposta, pergunte-se ainda: O que poderia ser melhorado nisso que já é considerado satisfatório?

Resiliência: Uma combinação de fatores que torna um ser humano resistente a 

risk-assessment-new1 

situações adversas e ainda assim continua a buscar seus objetivos sem no entanto ceder aos golpes que causam stress. É o famoso “costa-larga” a pessoa que aguenta muita coisa, porém, se mantém firme diante da montanha russa que a vida pode oferecer.

No líder, que normalmente enfrenta mudanças necessárias de comportamento emocional de seu grupo, que encara a alteração de humor da diretoria e que está diante de grandes desafios para vencer, bem como construir grandes objetivos, esta é, sem dúvida uma qualidade e tanto.

A resiliência é adquirida pela experiência de anos vividos nas batalhas da vida ou dos negócios. É uma resistência e firmeza para continuar apesar de tudo o que possa ocorrer de dificuldades.

O psicanalista Freud disse, certa vez uma frase da qual eu nunca mais me esqueci e que me ajudou a conquistar, passo a passo mais resiliência na vida: “Um dia, as pessoas deverão deixar de ser as crianças que sempre foram, e deverão enfrentar o mundo, hostil, tal como ele se apresenta. A isso, eu chamo de: Educação para a maturidade.”

Você tem enfrentado as adversidades de peito aberto na maior parte das vezes ou tem corrido muito das situações adversas? Qual é seu perfil para dificuldades?

Visão: Quando você caminha na rua, precisa ver metros à frente para não bater em obstáculos, quando dirige seu carro, precisa ver quarteirões para não ultrapassar o farol fechado, quando pilota um avião precisa enxergar milhas à frente para não colidir.

A visão em uma empresa estabelece o plano de voo e ajuda o líder a saber para onde está indo. Sem visão, um barco está à deriva, sem rumo certo. A visão posiciona o leme e direciona a ação. Saber sobre o futuro a partir de métricas que o mercado oferece. Informação é crucial para tangibilizar possibilidades.

Os planos serão traçados a partir da visão de futuro, da visão das possibilidades, da visão integral a partir da multiplicidade de possibilidades que se apresenta, bem como, da concorrência, da equipe que se tem em mãos, do budget e da intuição dada pela experiência. É possível antecipar o futuro?

Para saber disso agora mesmo, responda à pergunta: “O que é impossível, atualmente, em minha carreira profissional, que se fosse possível, causaria uma verdadeira revolução positiva?”

Após responder a essa pergunta completamente, busque antecipar-se. Esse já é um exercício de construção da visão.

Interpessoal: A qualidade do relacionamento interpessoal é um fator determinante para o sucesso de qualquer líder. Saber comunicar e como comunicar são os pontos mais importantes aqui. Por essas qualidades somos observados e avaliados, junto com a aparência e o conteúdo que demonstramos ter.

Portanto o interpessoal envolve alguns elementos que vão, ao longo do tempo formar sua rede de contatos que vai significar uma agenda potencialmente rica de resultados. Quanto maior o histórico de exemplos e demonstrações de resultados o líder tiver pra mostrar, maior é o efeito de autoridade que ele terá diante de seus liderados.

Gerar admiração é outro fator ligado ao interpessoal que faz total diferença quando se quer ser persuasivo e influenciar seu grupo. Como vai seu carisma, você tem? Simpatia é ser interessante e agradável, empatia é saber criar uma sintonia a partir da visão do outro. Carisma é um magnetismo que torna uma pessoa quase irresistível ao olhar, à observação e ao acompanhamento. Seus relacionamentos mais importantes tem sido fonte de oportunidades para sua vida profissional?

Planejamento: Para cada projeto um plano. Para cada objetivo, as metas. O líder de verdade planeja seus passos e tem controle do andamento de suas ações junto de sua equipe. Conhece o potencial de cada um, por isso sabe como alocar os recursos humanos nas funções mais adequadas e com desafios salutares. Motiva quando necessário, cobra quando é preciso. O controle dos processos faz parte de sua atuação e muito dela vem do feeling do líder que tem sua equipe diante de seus olhos e está envolvida pelo coração e pela razão. A habilidade de controlar os recursos de tempo, financeiros, materiais e humanos devem estar alinhados e voltados ao planejamento estratégico da companhia enquanto os objetivos são construídos. Você conhece o planejamento estratégico de sua empresa e sabe falar de cor? Cobra essa postura dos seus colaboradores? E a sua conduta, ela reflete um plano claro e definido?

  

 phpHBJdFE

Delegação: A capacidade de delegar envolve várias habilidades pessoais. Sabemos que o maior motivo de demissão não é por falta de capacitação técnica, mas de incompatibilidade nos relacionamentos profissionais.

E os líderes tem grande participação nesses resultados. Seja pela ética, seja pela inadequação de suas atitudes. Pelo lado do liderado, é a atitude do líder que motiva a saída. E na maior parte das vezes a somatória do efeito negativo no contato é o que leva a isso.

A delegação está na frente desse contato. É quando o líder precisa transmitir uma função que ele corre o risco de fazer mal feito. E fazer bem feito demanda educação, respeito e tato, pois é no trato onde se conhece o outro.

A era do chefe já passou há muito tempo. Vivemos em uma época exigente em termos de qualidade de relacionamento, onde ética e respeito são palavras que pairam sobre nossa consciência e falhar nesses aspectos causa danos à empresa e à sociedade. Nem parece tema para delegação, mas como eu disse acima, é nesse momento que o líder corre o risco de ser inadequado.

Delegação de qualidade envolve olho no olho, comprometimento mútuo, equilíbrio na atitude, compartilhamento emocional, envolvimento e responsabilidade. Essas habilidades podem ser usadas em qualquer nível da estrutura corporativa, do estratégico ao operacional. Você sabe delegar e ser bem aceito ou tem encontrado barreiras de seus liderados, como: frieza, baixo envolvimento, cara feia, reclamações?

 

Outro aspecto da delegação é a capacidade de não centralizar diversas atividades da empresa em si mesmo. Cercar-se de profissionais com perfis diversos e depois demonstrar desconfiança em sua competência é o avesso da delegação e atesta a incapacidade do líder em distribuir atividades.

 

Inteligência emocional: Talvez a palavra que melhor pode definir a pessoa que possui o Q.E. – Quoeficiente Emocional, é a estabilidade interior. Demonstrações de desequilíbrio permanentes causam insegurança e insatisfação na equipe. Conhecimento do perfil de cada membro de seu grupo de liderados também representa um sinal claro de inteligência emocional.

Esta capacidade desenvolvida é o que possibilita também o controle das emoções de terceiros. Uma reunião que exija de um grupo a análise profunda e focada de muitos elementos para o desdobramento de um planejamento vai exigir de seu líder a capacidade de manter a todos no estado ideal pelo tempo necessário para a entrega do trabalho.

Envolver, conscientizar, motivar, sensibilizar, são capacidades para quem tem inteligência emocional desenvolvida e essas são necessidades do líder. Um líder forte nesse quesito é aquele que sabe controlar até a emoção dos outros. Sua presença é inspiradora? Você tem conseguido manter um nível de autocontrole geral mesmo diante de conflitos e desafios além da curva?

 

É possível tornar-se um líder e desenvolver essas entre outras ótimas características para o sucesso nos negócios e na carreira. A experiência ao longo do tempo é que vai ajudar a construir tudo de forma consistente.

E também para isso é que existe o coaching, ou seja, para te ajudar a acelerar o processo de autodesenvolvimento. Por isso, aproveite sempre a oportunidade para planejar um processo de coaching pessoal ou profissional, seu Curriculum certamente vai crescer acima da média. 

 

Acredite em você mesmo e em seu desenvolvimento, e faça coaching para acelerar esse processo e de forma consistente.

Sidnei Miranda

 

Central de Atendimento

Segunda à Sábado - Das 8h às 18h

Telefone: (55 11) 2836-2080 | (55 11) 94027-7221

Email: contato@sidneimiranda.com.br