Notice: Undefined index: param1 in /home/mindstoc/public_html/www.sidneimiranda.com.br/index.php on line 2
Sidnei Miranda , Blog
Facebook  Twitter2 
YouTube Linkedin

7 Livros para fazer ótimas apresentações

Apresentação ou oratória, qual é a diferença?

 

Se considerarmos que uma apresentação se define por falar em público, então são a mesma coisa.

 

Porém, a oratória trata do conjunto de habilidades e técnicas para se “comunicar” em público do ponto de vista de quem fala. Já a apresentação pode ser tomada como o conjunto de ações e recursos que podem ser usados durante ela. Por exemplo: o apresentador poderá usar slides, passar filme, tocar uma música, executar um exercício, operar um equipamento, etc.

Também vai tratar de formas que contribuam para um resultado positivo em função dos critérios estabelecidos no evento onde ela for feita.

 

A oratória se restringe às capacidades de comunicação do orador.

 

Assim, esta lista visa trazer os livros que se destinam a desvelar muito desse universo das apresentações em público. E é claro que inclui também as habilidades de oratória.

 

Então, vamos à ela.

 

Se vamos começar falando das habilidades comunicativas somadas aos recursos das boas apresentações para público, então uma boa saída é o livro escrito pelo curador do maior fenômeno mundial das palestras.

 

 

TEDTALKSTED TALKS. O guia oficial do TED para falar em público, de Chris Anderson. Como curador do evento que pode ser conhecido incialmente pelo site www.ted.com, ele assumiu o evento e o transformou em um modelo que se expandiu globalmente transformando o palco em um dos melhores locais para a divulgação de todos os temas que estejam dentro ou na tangente de assuntos como Tecnologia, Educação e Desenvolvimento.

 

 

SUPERAPRESENTAÇÕESSuperapresentações. Como vender ideias e conquistar audiências, é um guia que trata do tema a partir de tres pontos:

  • Roteiro

  • Visual

  • Apresentador

Aborda também os detalhes da apresentação de um ponto de vista de negócios. Demonstra a técnica do Storytelling como recurso de exposição para a transmissão do conteúdo e uma metodologia para encantar a audiência.

 

 

SLYDE OLOGYEm Slide:Ology, a autora Nancy Duarte expõe um modelo para planejar, idealizar, criar e exibir apresentações. De uma forma natural e personalizada. Nancy foi a responsável pela criação da apresentação de “Uma verdade inconveniente”, filme de Al Gore, ganhador do Oscar. O livro trás uma série de roteiros visuais que vão ajudar a desenvolver uma visão ampla sobre as possibilidades para a montagem das suas apresentações com a inspiração de grandes marcas de forma prática.

 

 

VOCÊ SABE FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃOVocê sabe fazer uma apresentação, de Steve Shipside, trás a análise dos ingredientes de uma boa apresentação: a pesquisa, o conteúdo, as habilidades para apresentá-la e até abordagens de feedback que vão te ajudar a superar o medo de encarar a audiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

COMO FAZER APRESENTAÇÕESComo fazer apresentações, de Tim Hindle é parte de uma série publicada no Brasil pela Publifolha com o intuito de ser prática e objetivo. Com explicações sucintas sobre o passo a passo de como montar apresentações profissionais com todos os recursos necessários e conquistar a platéia.

 

 

 

 

 

COMO FAZER APRESENTAÇÕES EM EVENTOSComo fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais, de Maria Helena de Nóbrega é um livro voltado para estudantes e empresários. O texto reúne dicas sobre a utilização dos aspectos lingüísticos, linguagem corporal (gesto, expressão fisionômica, postura) e recursos audiovisuais, ajudando os leitores a obterem as técnicas da comunicação. Em seus capítulos são abordados temas como - escolha da roupa; local da apresentação; perfil e comportamento do público; argumentação e persuasão; pronúncia, vícios de linguagem e modismos; como evitar cometer erros crassos; interação; expressão fisionômica; recursos audiovisuais.

 

COMO FAZER APRESENTAÇÕES EM 10 ETAPASComo fazer apresentações em 10 etapas, de João Aragão e Pina é voltado para estudantes e profissionais principalmente. Quando você precisa apresentar trabalhos, teses etc. É um guia em 10 passos que refletem a sequência da preparação de uma apresentação:

Passo 1: Saiba o que vai fazer, como e onde

Passo 2: Gere ideias e organize(-se)

Passo 3: Defina objetivos

Passo 4: Escolha um título sugestivo

Passo 5: Planeie a apresentação

Passo 6: Prepare suportes de categoria

Passo 7: Prepare-se

Passo 8: Treine

Passo 9: Comunique de forma clara e apelativa

Passo 10: Celebre e avalie

 


 

Com esses livros, acredito que o leitor possa construir um perfil de apresentador muito acima da média da maioria dos profissionais atuais.

Faça bom proveito.

 

E caso você queira ler esses livros no formado E-book, eu sugiro que você use um leitor eletrônico, ou um E-reader do tipo Kindle. Afinal, ele revolucionau a forma que lemos e chega a substituir o papel. Para saber mais veja como funciona no link: Kindle

 

Sidnei Miranda

Professor de Oratória e de Comunicação Eficaz.

 

Café com Coaching

Sidnei Miranda

Logo CDH Sidnei Miranda
 
Fala turma, tudo bem? Você está convidado para participar de um encontro comigo no dia 19/12 - segunda-feira - as 19h. Será um café com Coaching onde vamos ter palestra e uma grande sessão de coaching. Para participar, veja os detalhes clicando no botão abaixo.
Quero me inscrever »
 
Participe do grupo fechado e exclusivo para meus convidados sobre Coaching no Facebook.

No grupo eu falo sobre coaching, tem motivação para o dia-a-dia, convites para eventos, palestras, vídeos, etc.

Clique no botão abaixo e se inscreva no grupo - é grátis. Participe.
Quero participar »
 
Quer participar do Próximo Grupo de Coaching?

Coaching em grupo é um processo diferente daquele feito sozinho. O grupo só tem 6 pessoas e isso ajuda um a aprender com o outro. O processo de desenvolvimento é sempre individual, porém, no grupo as ferramentas são aplicadas em conjunto. Você vai ampliar a visão que tem da sua realidade, vai ganhar clareza e autoconhecimento, vai aumentar sua motivação, mudar crenças limitantes e aprender com o melhor de cada um.

Para participar você precisa, primeiro aplicar um questionário. Clique no botão abaixo e responda as perguntas para saber se você está no ponto para participar de um grupo de coaching.

A próxima turma começa em Janeiro de 2017. Maiores informações no grupo exclusivo do Facebook.

Questionário Coaching em Grupo »
 
Motivos para fazer Coaching

Qualquer motivo pode ser bom para fazer coaching?
Existem um infinidade de motivos para fazer coaching. Neste texto eu mostro alguns dos principais que tenho encontrado para as pessoas buscarem um processo de cacohing.
Leia mais »
 
POTENCIALIZE SEU SUCESSO próximas atividades | Blog | contato

Curso de Leitura Dinâmica e suas vantagens

Quando somos alfabetizados e aprendemos a ler, obtemos inicialmente uma capacidade para identificar palavras em um texto.

 

Ao longo dos anos, na medida em que lemos mais, vamos aprendendo a identificar contextos dentro de um texto.

 

Quando passamos da adolescência para a vida adulta, a necessidade aumenta em relação à leitura. A exigência agora se volta para a vida profissional e no campo acadêmico nos é exigido um nível de comprometimento com a leitura do qual não estamos absolutamente acostumados.

 

É aí que a leitura dinâmica pode ajudar e muito.

Não é o fato de as pessoas só se darem conta de que leem mal no início da fase adulta que as leva a buscar melhorar estas habilidades. É porque leem mal que não conseguem realizar certas coisas que precisam ou que gostam.

 

Os adultos de hoje em sua maioria mal leem, mal escrevem e pouco compreendem. Tem muita gente com nível de alfabético funcional por aí. Este é o resultado da baixa qualidade de educação que sofremos no Brasil após os últimos 20 anos com a implantação do método socioconstrutivista na educação.

 

Este método tem como uma de suas características deixar que o aluno aprenda por sí só a partir de suas experiências em um meio social com baixa influência direta do professor na inferência de conteúdos pré concebidos das matérias a serem ensinadas. É um conceito que tem dado muito errado e fabricado pessoas com baixo conteúdo e poucas habilidades intelectuais.

 

Deficiências na leitura como baixa concentração e pouco método é um sinal de falha detectável nas bases educacionais. Mas, nada se faz a respeito.

 

O que será quando a pessoa for exigida para ler mais de 30 livros em um ano? Este é o mínimo que se vai exigir para um trabalho de mestrado. E certamente é muito pouco para dominar boa parcela dos assuntos. A trasversalidade dos temas exigiria muito mais do que isto.

 

O que será quando o aluno sentir a exigência para a interpretação de textos filosóficos como os de Sócrates através de Platão e Aristóteles ou de Imanuel Kant e Thomas Hobbes, etc?

 

O que será quando o adulto entrar em contato com boa literatura ou poesia, será que vai conseguir absorver se mal compreende o texto?

 

Mas não é só isto, o adulto de hoje mal consegue ler uma bula de remédio com boa compreensão. Mal aprendeu na infância, como vai aproveitar na vida adulta?

 

É por isso que um treinamento de leitura poderá melhorar e muito a entrada nesse universo.

 

Quem lê mal não consegue entender o que um texto tem para oferecer. E isso é só o começo. A sequência de aprendizado envolve conhecimentos de gramática da língua, estrutura, literatura, vocabulário, estilo, etc.

 

E a leitura dinâmica introduz a pessoa com vantagens neste universo. Ela vai ajudar a desenvolver não só a técnica da leitura, mas vai torná-la mais rápida. Vai proporcionar que o estudante da técnica desenvolva a concentração para a leitura, o que falta em boa parte das pessoas atualmente em função do acesso à internet com sua infinidade de estímulos.

 

Qualquer leitura fica mais fácil com técnica de leitura bem desenvolvida. Este é o grande objetivo da Leitura Dinâmica, desenvolver as qualidades gerais da leitura. As capacidades intelectivas ficam por conta do aluno, sempre. Porém, com melhor técnica para ler, ele enfrenta os textos com mais coragem.

 

Por fim, a Leitura Dinâmica ajuda a desenvolver o gosto pela leitura. As pessoas que fazem o curso passam a encarar a leitura como um prazer.

 

Desenvolvem seu gosto pessoal e estilo de leitura e param de escolher livros por serem de leitura breve, mas pelo conteúdo que tem.


Sidnei Miranda

Pagina 1 de 10

Central de Atendimento

Segunda à Sábado - Das 8h às 18h

Telefone: (55 11) 2836-2080 | (55 11) 94027-7221

Email: contato@sidneimiranda.com.br